O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga (CHCF), unidade integrante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza atividades alusivas ao ‘Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais’, que é comemorado no dia 28 de julho. A data representa o ‘Julho Amarelo’, que é a cor que representa o combate às hepatites virais no Brasil. A programação das atividades acontece durante três dias consecutivos, finalizando nesta sexta-feira (27) com ações no Clementino Fraga.
Dentre as ações de saúde, serão realizadas testagens rápidas para detecção das hepatites virais, palestras, esclarecimentos à população sobre os sintomas da doença, assim como seu tratamento e prevenção.
Como hospital referência na Paraíba para tratamento das hepatites virais, todos os anos, no mês de julho, o Complexo Clementino Fraga chama atenção, por meio de informações e ações educativas, para a prevenção e tratamento da doença.
Hepatites virais - As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas (A,B,C,D e E). Possuem distribuição universal e existem diferenças territoriais na ocorrência e magnitude destas de acordo com o agente etiológico e o tipo de exposição das pessoas aos vírus.
O “Julho Amarelo” visa conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais.
A principal medida de prevenção da Hepatite A e B é a vacina. A vacina contra a hepatite B faz parte do calendário vacinal do Programa Nacional de Imunizações, administrada para todas as crianças de 0, 1 e 6 meses de idade.
A vacina contra a hepatite A é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria para todas as crianças aos 12 e 18 meses de idade.
Para a prevenção da hepatite C, ainda não tem vacina disponível. A recomendação é evitar o contato com sangue contaminado, como contato com seringas e agulhas usadas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário